sexta-feira, 11 de março de 2011

Das atitudes positivas - o poder do pensamento


Hoje, pela primeira vez desde que me conheço por gente que usa internet como ferramenta de trabalho e diversão e não tem paciência para ler e-mails inúteis, recebi uma piadinha no meu Gmail e, como havia sido enviada pelo meu pai, achei que deveria ler. 

Qual não foi minha alegria ao perceber que uma simples anedota representa justamente o estado de espírito que observei em meu pai na minha primeira visita a ele após a série de cirurgias a que ele foi submetido recentemente. 

Após a estadia com o meu velhinho em Curitiba durante o Carnaval, voltei para o RS aliviada e muito feliz por ter visto com meus próprios olhos o poder que atitudes positivas e pensamentos otimistas exercem sobre a saúde de uma pessoa. Hoje, ao ler a historinha da moça que perde os cabelos, me enchi de alegria com a certeza de que meu pai não estava simplesmente encenando o bom humor dele para me tranquilizar.

Aí vai, então, a tal piadinha e o texto que a acompanhava no e-mail:


A hipocondria da alma
"Certa vez uma mulher acordou pela manhã, olhou-se no espelho e percebeu que tinha somente três fios de cabelo na cabeça.
- Bom, disse ela, achou que hoje vou trançar os meus cabelos.
Assim ela fez e teve um dia maravilhoso.
No dia seguinte, ela acordou, olhou no espelho e viu que tinha somente dois fios de cabelo na cabeça.
- Hummm... O jeito é dividir o cabelo no meio, pensou em voz alta.
Assim ela fez e teve um dia magnífico.
Na manhã seguinte ela acordou, olhou no espelho e percebeu que tinha apenas um fio de cabelo na cabeça.
- Muito bem, o jeito será radicalizar no penteado, farei um 'rabo de
cavalo'. 
E assim ela fez e teve mais um dia divertido pela frente.
No dia seguinte, adivinhem o que aconteceu? Não havia mais nenhum fio de cabelo na cabeça. Então ela olhou para o seu reflexo no espelho e exclamou:
- Yehaaa! Não tenho que pentear o meu cabelo hoje!"

Essa história exemplifica que enxergamos a vida muito mais de acordo com o nosso estado mental do que como os fatos concretos se apresentam. Algumas pessoas se posicionam com atitudes positivas diante da vida e sem dúvida conseguirão transitar melhor entre os seus problemas e aproveitar bem mais as suas alegrias. Infelizmente, na contramão desse comportamento, encontramos pessoas que só vêem problemas ou defeitos em tudo o que encontram pela frente e em todos aqueles com quem convivem.



A vida é mesmo uma corda bamba, da qual estamos sujeitos a despencar a qualquer momento. Depende unica e exclusivamente de cada um de nós decidir se vamos atravessar a corda com atitudes e pensamentos que nos levem à terra firme com segurança, ou em queda livre num abismo sem perspectivas.

Um comentário: