sexta-feira, 26 de outubro de 2012

2.9


De repente (nem tão de repente assim) você abre os olhos numa manhã ensolarada de quarta-feira e se dá conta de que está completando 29 anos. Isso mesmo. Quase 30. Não dá mais para se enganar. Você é praticamente uma balzaquiana. Você é, definitiva e inescapavelmente, uma pessoa adulta. 

E agora?

Agora não dá mais para ter crises existenciais adolescentes. Não pode mais assistir desenho. Não pode mais jogar Banco Imobiliário com os amigos. Não pode mais comer porcarias. Não pode mais pedir colo da mamãe. Não pode mais chorar por qualquer bobagem. Não pode mais ficar feliz com coisas simples, como as crianças ficam. 

Agora você precisa ser uma pessoa séria. Você deve ser 100% segura sobre quem é e sobre o que deseja na vida. Você não deve ter dúvidas. Você deve assistir a telejornais, documentários e filmes de grandes cineastas europeus. Você deve ter uma vida financeira estável, bom emprego, carro, apartamento. Você deve ocupar seu tempo livre com atividades de adulto, nada de jogos e brincadeiras. Você deve se alimentar corretamente, comer muitas frutas e verduras e tomar muita água. Você deve ter controle emocional e resolver seus problemas no terapeuta. 

Certo?

Certo. Mas e eu? Eu que tenho crises periódicas; eu que gosto tanto de jogar com os amigos; eu que gosto tanto de comer pipoca e chocolate; eu que choro com a maior facilidade do mundo; eu que adoro o colo do minha mãe; eu que prefiro passar um Revellion apertada numa kitinete com os amigos que mais amo a passar sozinha num resort de luxo; eu que nem sempre quero assistir coisas de adulto; eu que ainda não tenho uma vida financeira muito estável; eu que tenho quase nenhum controle emocional... eu que completei 29 anos há dois dias e ainda não consigo acreditar que já vivi tanto... E eu?

Eu estou me acostumando aos poucos com a ideia de ser uma pessoa adulta. Todas as responsabilidades inerentes a isso me vieram muito antes de eu me tornar uma adulta de fato. Trabalho, contas a pagar. Tudo isso, eu tiro de letra há bastante tempo. E com o resto da lista, juro que não me preocupo. Tenho uma vida boa. Vivo rodeada de pessoas incríveis, que só me acrescentam coisas boas e caminham adiante comigo. Levantar todos os dias quase de madrugada para ir trabalhar não é uma tortura para mim. Antes, o contrário. Meus momentos de lazer e diversão são verdadeiros e me fazem muito feliz. Sei que estou no caminho certo. E sei também que as crises fazem parte do caminho. E se alguma coisa der errado, independente da minha idade, sempre terei o colinho da minha mãe...

Feliz aniversário para mim!




2 comentários:

  1. Adoro teus textos como sempre, Vivi!!!
    Vc comenta que não pode fazer muitas coisas com apenas 29 anos?? E eu então, com 42?? Faço um monte de coisas que, pela idade não deveria, mas faço.. Muitas vezes coisas "irresponsáveis" como uma adolescente de 15 ou em outras até como uma criança.
    A vida está aí para ser vivida intensamente porque é únicaaaaa!!! A idade é apenas um número..
    Beijosssss

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Nana! Na verdade, eu estava sendo irônica ao listar as coisas que não se pode fazer depois de velha! Hahaha... Com certeza a idade é apenas um número. Saudades de você!

    ResponderExcluir