segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Gadú


Minha última descoberta musical é Maria Gadú. Estou completamente viciada. Ouço rigorosamente todos os dias e não me canso. Ouvi a voz dela pela primeira vez durante os comerciais da Globo. Normalmente fico trabalhando e brincando no computador escutanto a tv, que fica o tempo todo ligada mas quase nunca é o foco da minha atenção. E Shimbalaiê pra cá, Shimbalaiê pra lá... me dei conta de que a música não me saía da cabeça. Fui pesquisar de quem era aquela música e achei outras tantas que me surpreenderam imensamente. A moça consegue tornar agradáveis músicas de Kelly Key e Sandy & Jr., por exemplo. Há também releituras de mestres, como Chico Buarque e até Noel Rosa, cujo samba Filosofia ganhou uma versão com melodia de I told you I was trouble, de Amy Winehouse. O que poderia ser mais distante de Noel Rosa do que Amy Winehouse? Não sei, mas deu super certo. Não percam, ainda, a versão de Killing me Softly, arrasadora na voz dela. Sem falar em Encontro, Tudo Diferente, Linda Rosa: letras bonitas, melodias agradáveis e voz indescritível.

É quase deprimente perceber que outros tantos talentos indiscutíveis como Maria Gadú cantam escondidos em karaokês Brasil afora, enquanto meros golpes publicitários desprovidos de qualquer habilidade ocupam espaço na mídia e enchem os bolsos de dinheiro.

De qualquer forma, é sempre melhor olhar pelo lado positivo e ficar feliz quando uma novidade como essa surge no horizonte. A voz deliciosa de Maria Gadú veio pra ficar. E eu garanto que não vou enjoar!

2 comentários: