segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

A maçã

Explicando o título do blog. Pensando na simbologia que existe por trás de uma frutinha tão corriqueira como a maçã, me flagrei refletindo sobre o pecado. O que seria o pecado? Sem levantar questões bíblicas, apenas olhando objetivamente para o assunto, não acho que um dia haverá algum tipo de consenso quanto ao que constituiria o pecado. Religião e cultura são fatores que influenciam muito a sociedade de forma geral.

Na minha modesta opinião, entretanto, o pecado talvez nem exista. Talvez seja apenas mais um conceito criado para manipular os pensamentos e as atitudes das pessoas. Acredito mesmo que o único pecado que podemos cometer é contrariar nossos próprios instintos, desejos, vontades. Sejam eles quais forem.

Posso parecer uma pessoa muito egoísta dizendo uma coisa dessas. Mas a minha curta experiência de vida já foi suficiente para me mostrar que o importante é que a gente se sinta feliz. O ideal seria ser feliz sem magoar outras pessoas. Mas se esse for o preço, nada pode ser feito. A vida precisa ser bem aproveitada. Portanto, não tenhamos medo de morder a maçã. Pecado é não morder.

2 comentários:

  1. grande presença!!
    concordo com a tua definição de pecado, achjo que o sinificado contemporaneo desse vocábulo tem a ver com a falta de harmonia , de equilibrio. Pecado é tudo aquilo que fere os teus principios pessoais!! Porém discordo que seja uma visão egoista.. É impossivel estar em paz com os outros se tu não estiver em paz consigo mesmo...portanto nessa situação especifica o ponto de partida é você mesmo!!

    ResponderExcluir